sábado, 15 de janeiro de 2011

"Experiências" 1-Horta na telha

Resolvi, em 2009, plantar algumas ervas e chás caseiros para ter em casa. Como tinha sobras de telhas canaletas, decidi que faria alí um experimento. E não é que deu certo: cultivei manjericão, alfavaca, hortelã, alecrim, capim-santo....
Em 2010, decidi fazer outra experiência: transformar meu "herbário" vivo em uma pequena horta e acrescentei coentro, cebola, cebolinha, majerona, poejo, pimenta, pimentão....
...plantei até feijão, tomate e amendoim...Bem, não posso dizer que tudo o que plantei deu frutos, mas o resultado foi satisfatório. Colhi os feijões e um único pimentão vermelho, as pimentas nem chegaram a crescer e os tomates eram poucos e pequenos (porém deliciosos)...
...mas, a maioria dos vegetais (especialmente temperos e chás) foi e ainda é um sucesso, pois tenho sempre cebolinha, majericão e coentro fresquinhos (e sem agrotóxico) como tempero, além de outros que apesar de não consumir muito, não dispenso da minha horta, pois o aroma é inigualável.
Além de tudo minha horta também ajuda na reciclagem do "lixo" orgânico, já que eu não uso nenhum tipo de fertilizante químico, uso como adubo a compostagem de restos de alimentos vegetais (cascas de frutas, verduras e legumes que são dispensados na cozinha).

Experiência Testada, Aprovada e Recomendada.

OBSERVAÇÃO: A telha canaleta tem aproximadamente 1,20m de extensão e está suspensa, apoiada e chumbada em blocos de construção a 50cm. do chão, e devidamente furada para o escoamento da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário